Como contar uma história apenas com desenhos – O storyboard

outubro 1, 2009 às 3:52 am | Publicado em Realização | 2 Comentários

O mais importante ao se desenhar um storyboard é ter a certeza de que a sua sequência de imagens está contando a mesma história que você está imaginando. Parece fácil, mas não é. Como exemplo, vamos usar a história dos “Três porquinhos”.

11- “Era uma vez três porquinhos”, é exatamente isso que o desenho mostra. Mas como sabemos que são “porquinhos” e não “porcões”?

22- Com uma referência para comparar o tamanho temos certeza que são “porquinhos”. O tamanho sempre depende do ponto de vista.

33- Aqui aparece o lobo. E com ele, outro problema. O desenho não nos mostra nada. Como sabemos que os porquinhos tem medo do lobo?

44- Esse desenho diz “um lobo perseguindo três porquinhos assustados”. Mas isso só acontece depois na linha do tempo da história, nós não queremos mostrar o lobo ainda. Como mostrar o medo dos porquinhos sem mostrar o lobo?

55- Aqui é uma idéia. Porém não conseguimos ver o rosto dos porquinhos, não sabemos se eles estão com medo, talvez só curiosos.

66- Nesse exemplo, mostramos literalmente o que está no pensamento dos personagens. Mas como fazer isso no filme? É tipo uma trapaça do desenho.

77- Nesse ponto, não temos a certeza que as pegadas são de um lobo, pode ser de qualquer animal grande. Mas mostra que os porquinhos estão assustados com o que vêem. Sabemos que na história dos “Três Porquinhos” existe só um lobo e nenhum outro animal grande, então o contexto nos leva a pensar que as pegadas são de um lobo. O contexto carrega indiretamente várias informações.

88- Uma abordagem totalmente diferente, mostrando os porquinhos no enterro de alguém. O rostos mostram tristeza e medo. Agora, o contexto nos leva a pensar que é um enterro de outro porquinho. Essa abordagem acaba indo longe demais.

99- O desenho se torna interessante quando surgem perguntas da imagem. Quando você olha pra ele você quer saber mais. Essa é a essência do storyboard – imagens que criam a dúvida. Você quer saber quem fez as pegadas ou de quem os porquinhos tem medo.

O nosso espaço é curto, mas eu acho que deu para dar uma idéia de como contar uma história só com desenhos e melhorar o seu storyboard. É isso, qualquer dúvida estamos aí para ajudar.

Vitor Fubu,
diretor de arte

About these ads

2 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. esses porquinho ficaram muito fofos! Vontade de apertar! x)

  2. *porquinhos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: